Criado em 1957, e hoje com um efetivo que conta com aproximadamente 500 policiais, o Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, cuja missão é zelar pela flora e fauna do nosso Estado.
Basta uma simples busca na internet sobre a atuação da Força Verde para vermos a quantidade de crimes evitados e combatidos por essa unidade da PMPR. E por que então não incluir uma cadeira para a Força Verde dentro do CONAMA – Conselho Estadual de Defesa do Meio Ambiente?
“O Conselho tem uma força de decisão importante, e é impossível pensarmos qualquer decisão nesse sentido sem incluir as forças policiais, uma vez que elas são atuantes no que diz respeito ao combate à degradação do Meio Ambiente”, justifica o autor do Projeto de Lei 114/2019 que incluiria a Polícia Ambiental no CONAMA, Deputado Estadual Coronel Lee. “O Conselho tem a função, entre outras coisas, de participar da política estadual do Meio Ambiente, de integrar planos e projetos com a finalidade de conservação, criação de parques, e, sobretudo, fomentar a criação de associações de conservação da natureza. Nesse contexto, a participação da Polícia Ambiental passa a ser de fundamental importância”, completa o Deputado.
O projeto que instituirá uma cadeira para a Polícia Ambiental Força Verde pode ser consultado na íntegra no site da Assembleia Legislativa do Paraná, na aba “pesquisa legislativa”.
Parabéns deputado.justa e necessária a representação.