MAIS ENERGIA PARA O HOMEM DO CAMPO

Autor(a):

Deputado Coronel Lee participou nesta quarta-feira (18) em Palotina de ações da Copel para melhorias da energia voltada aos agricultores

Nesta quarta-feira, dia 18, aconteceu na cidade de Palotina a apresentação das ações da Copel em prol da melhoria da geração de energia, sobretudo voltada aos produtores rurais. No encontro estiveram presentes, além do Deputado Coronel Lee, o governador do Paraná Carlos MAssa Ratinho Júnior, o presidente da Copel, Daniel Slavieiro, o presidente da C.Vale, senhor Alfredo Lang, entre outras autoridades.

O encontro apresentou três programas: Paraná Trifásico, Microrredes e Rede Elétrica Inteligente, além de ter a assinatura do chamamento público para pequemos geradores de energia, que deve contribuir para uma melhoria na geração de energia.

“A segurança no campo começa também pela energia elétrica eficiente, uma vez que isso é fundamental para a produção rural. O agronegócio tem que ter incentivo, além das ferramentas necessárias para produção. O Paraná é o grande celeiro do planeta, e isso exige investimentos estruturantes”, lembrou o Deputado Coronel Lee, que marcou presença no evento.

Paraná Trifásico

O programa retira os postes antigos do meio das plantações e coloca postes novos nas estradas rurais, o que facilita o acesso dos técnicos, e disponibiliza cabos mais resistentes contra as intempéries. Os postes estão sendo enterrados cerca de 1,80 metro para dentro da terra, o que renova a resistência contra ventos fortes. Alguns deles têm para-raios.

As novas linhas têm conexões inteligentes com a central de monitoramento da rede, chamados de religadores automáticos. Esses aparelhos têm capacidade para identificar problemas e “abrem temporariamente” para passagens de eventuais curtos para evitar desligamentos, e religam a energia sem precisar de interferência humana. Os equipamentos podem ser acionados remotamente pelo novo Centro de Operação da Copel em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *